Você está passando por alguma dessas situações, de terror noturno ou pesadelos, com a sua criança?
Venho dividir algumas informações com você sobre o tema, para consolidarmos bem o conhecimento!
O terror noturno acontece em fase de sono profundo, poucas horas após o adormecimento. A criança grita, pode estar de olhos abertos, as vezes senta ou se levanta da cama, tem expressão facial de muito medo e susto, mas ela está em sono profundo e muitas vezes os pais não conseguem acordá-la, pois é difícil acordar nessa fase de sono, ou se acorda a criança acorda muito confusa. Passa sozinho em alguns minutos, a criança adormece novamente rapidamente e não se lembra do que aconteceu.
O pesadelo acontece na segunda metade da madrugada, aquele horário clássico das 3h da manhã, a criança acorda assustada de um sonho vívido, te conta o que sonhou, se lembra do que foi e sente medo, tem medo de dormir de novo e sonhar novamente, precisa do seu apoio e presença pra se acalmar, pode demorar pra conseguir adormecer novamente.
Para ambos vale a prevenção de ter a boa rotina de sono, não deixar a criança atingir a exaustão de passar muitas horas do horário de dormir, ter hábitos alimentares saudáveis, evitar alimentos estimulantes (açúcar, café, mate, refrigerantes, energéticos), evitar uso de telas 2h antes de dormir.
Pro pesadelo temos a ferramenta de combater magia com magia usando o lúdico! Fabricar um spray anti-monstros, criar uma história com desfecho diferente do pesadelo em que seu filho seja o super-herói e combata o que lhe causa medo. Objetos de apoio também podem ajudar, além de oração, meditação, e a simples pergunta: “filho, o que você acha que a mamãe poderia fazer pra você sentir menos medo desse sonho ruim?”
Ah, ontem tivemos uma live bem bacana sobre o tema! Se você perdeu, corre lá no feed do Instagram que ela ficou salva!!