A maioria dos bebês vomitam.

Quer uma prova? É só a gente ficar grávida que já começa a ganhar de presente paninho de limpar vômito (aqueles paninhos de boca de neném). Muitas vezes vêm até em kit, acompanhado pela seguinte frase: “comprei esse que vem 5 porque sei que você vai usar bastante”.
Vai dizer que estou errada?

Nem toda regurgitação e vômito de bebê significa doença ou que algo está errado. E na verdade essas regurgitações podem até ser bastante volumosas e mesmo assim estar tudo bem.
E também as regurgitações não seguem a regra de que tudo melhora depois dos 3 meses, elas inclusive costumam ficar ainda mais intensas a partir dos 4 meses.
E como saber se está tudo bem? Está tudo bem se seu bebê for um vomitador feliz! Aquele que vomita, e segue a vida como se nada tivesse acontecido. Dá risada, se suja, e toca o barco. É um bebê calmo e que não demonstra nenhum desconforto com o fato de ter regurgitado.

O vomitador feliz segue ganhando peso dentro do esperado, mama tranquilamente (e as vezes até em excesso, né?), e não apresenta nenhum quadro respiratório associado, como tosse ou rouquidão pós vômitos.
Nesses casos não há necessidade de nenhum tipo de tratamento, pois o bebê segue confortável e se desenvolvendo bem. O melhor tratamento para eles é orientar e tranquilizar os pais, evitando assim uso desnecessário de medicações (que podem ter muitos efeitos colaterais…).

Você já conhecia esse termo? E um bebê vomitador feliz, você conhece?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *